VIVA LIVRE
  • Início
  • Blog
  • Sobre
  • Contacte-me
  • Inspire-se

O melhor e, ao mesmo tempo, pior hábito que criei

2/4/2019

0 Comentários

 
Imagem
Parece contraditório, mas é verdade. Há um hábito que criei para reduzir algum “tempo desperdiçado” que é o meu melhor e pior hábito.

Eu sou uma pessoa que gosta de “beber” informação. Gosto de aprender o máximo possível e o mais rápido possível. Isto pode ser bom em alguns casos, mas torna-me impaciente quando quero que uma explicação seja mais curta.

Este hábito a que me refiro foi criado enquanto fazia um curso grátis da Google. O curso era constituído por vários vídeos explicativos separados por tópicos que depois eram concluídos com um questionário.

Nesta minha impaciência, descobri que alguns vídeos online têm um botão que pode tornar o vídeo mais lento ou mais rápido, sem que se deixe de perceber o que é dito no respetivo vídeo. Este foi o meu hábito.

Para fazer o curso mais depressa, aumentei a velocidade dos vídeos e isto permitiu-me “ganhar” alguns minutos.

Esta é uma técnica muito eficaz, mas porque raio é que também é o meu pior hábito? Ao estar submersa num ambiente acelerado, fazia-me confusão quando falava com alguém logo após ou tentava ver um vídeo na sua “velocidade normal”.

A quantidade de minutos que “ganhei” com esta técnica também me fez perder alguma paciência para algumas situações e não só. Se este hábito for usado para obter conhecimento, torna-se muito mais fácil chegar à exaustão.

Por ser um hábito, torna-se difícil de não o fazer. Isto levou a que eu chegasse a um estado de cansaço que levou a que o meu cérebro rejeitasse qualquer tipo de aprendizagem durante cerca de mês e meio.

Sempre que eu tentava aprender algo novo (seja de que forma fosse), sentia um enorme cansaço mental que não me permitia continuar.

Felizmente, esta sensação parou passado algum tempo e eu aprendi a lição: não podemos estar sempre a ser produtivos, também precisamos de pausas.

Hoje em dia, utilizo esta técnica poucas vezes e faço questão de “abrandar” o meu estado mental logo após o fazer - seja através de meditação ou de uma distração mais calma.

Porque partilho isto? Porque, afinal, esta é uma boa técnica para tornar um vídeo informativo mais eficiente, sem perder a informação. No entanto, deve ser utilizada com moderação. Vai experimentar?

0 Comentários



Enviar uma resposta.

    AutorA

    O meu nome é Sara Gomes da Silva, sou licenciada em Comunicação e Relações Públicas, sou estratega e escritora.
    Leia os meus artigos e conheça uma realidade diferente que o ajudará a chegar aos seus sonhos!

      permaneça atuAlizado!

    Subscrever Newsletter

    Categorias

    Todos
    Baby Steps Dave Ramsey
    Dicionário Do Sucesso
    Liberdade Fincanceira
    Poderes

    Imagem
    Clique aqui para conhecer o Tubebuddy!

Viva Livre

Início
Blog
Sobre
Contacte-me
Inspire-se




​
​Espero vê-lo novamente em breve!

© COPYRIGHT 2015. ALL RIGHTS RESERVED.
  • Início
  • Blog
  • Sobre
  • Contacte-me
  • Inspire-se